As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de Gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado (vemos isso nas radiografias), chamamos de Periodontite.
Essas duas são as principais doenças e são tratadas com Raspagem Periodontal ou Limpeza – o termo mais comum, utilizado por aí. Além disso, fazemos orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa e cuidamos da manutenção do estado de saúde da boca.
A gengivite é sempre reversível, sem danos ou sequelas posteriores. Já a periodontite pode deixar sequelas como perda óssea, retrações, defeitos maiores que prejudicam a estética e a escovação e até causar a perda dental.
Claro que existe uma gama de doenças diferentes, porém não são tão comuns como as duas citadas. A doença periodontal é o segundo maior problema bucal do Brasil. A prevenção sempre é a melhor escolha, orientando os pacientes a usar escova de dentes, fio dental, escova interdental, escova de tufo, limpador de língua e métodos coadjuvantes, como os bochechos, corretamente. Cada paciente é diferente e cada um terá seu próprio método para ter uma limpeza bucal eficiente.
FONTE: http://www.dicasodonto.com.br/2011/05/04/o-que-e-periodontia/
É de grande importância a visita periódica ao dentista para a verificação da cavidade bucal, identificar possíveis alterações dentais e evitas doenças periodontais.
ResponderExcluir